domingo, 8 de julho de 2012

DIABETES- Parte 1
Um assunto muito sério, que será abordado pela nutricionista HÉRICA DE ORLANDIS, a respeito de alimentação de diabéticos. Sempre que preciso de orientações alimentares recorro à essa profissional extremamente competente e especializada em NUTRIÇÃO ESPORTIVA.



Orientações nutricionais para Diabetes

Hérica de Orlandis- Nutricionista
Contato-(37) 8807-6229
Quem tem diabetes não produz insulina ou produz insulina em quantidade insuficiente ou não consegue absorver adequadamente a insulina produzida ou absorver adequadamente a glicose. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que “carrega” a glicose (açúcar) para dentro das células para que lá ela possa ser utilizada como energia. Assim, quando há qualquer problema que envolva a insulina, o açúcar não entra nas células e fica circulando no sangue causando diversos problemas.

Você deve evitar:
 Alimentos que causem o aumento repentino dos níveis de açúcar no sangue: açúcar de mesa, doces em geral, refrigerantes que não sejam dietéticos, mel, melado, bebidas adoçadas com açúcar.

 Carnes gordurosas. Retire as peles das aves e as gorduras expostas das carnes

 Frituras


Você deve substituir:

Os refrigerantes e bebidas alcoólicas por refrigerantes dietéticos e sucos de frutas naturais sem açúcar ou adoçadas com adoçante.Uma boa opção são os sucos de garrafa adoçados com Sucralose ,Stevia ou Splenda

Você deve preferir:


          Incrementar suas refeições com verdura, legumes e frutas. Agindo assim você estará aumentando a ingestão de fibras e contribuindo para que os níveis de açúcar não se elevem repentinamente.

 Consumir alimentos integrais (pão, biscoito, arroz e macarrão) integrais por conterem maior quantidade de fibras

 Fracionar mais suas refeições: faça seis pequenas refeições por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) ao invés de apenas três grandes refeições

 Cozinhar os alimentos em óleo vegetal (soja, girassol, milho, canola)

 Utilizar os vegetais do grupo A à vontade: couve, alface, agrião, taioba, repolho, mostarda, espinafre, chicória, almeirão, serralha, acelga, jiló, abobrinha, rabanete, cebola, pimentão, berinjela, couve-flor, palmito

 Utilizar os vegetais do grupo B com moderação: cenoura, vagem, quiabo, chuchu, beterraba, abóbora, nabo, ervilha.

 Alguns alimentos devem ser controlados, por serem ricos em carboidratos: Arroz, milho, aveia, massas, pães, torradas, bolachas, farinhas em geral, lentilha, ervilha, grão de bico.


Diabetes

Atenção

 Não acredite se você ouvir que diabéticos não podem comer frutas. Toda fruta é permitida a diabéticos! As frutas têm fibras, vitaminas e minerais. Nas frutas, o tipo de açúcar presente é a frutose, um “adoçante” natural que tem menos capacidade de aumentar a glicemia (taxa de açúcar no sangue). Frutas como abacaxi, morango, pêssego, goiaba, carambola, melancia, melão e laranja podem ser consumidas. Não exagere em frutas muito doces como bananas, ameixa, caqui, maça, mamão, uva, pêra e manga.

De olho nos rótulos



 Habitue-se a ler os rótulos das embalagens para verificar o conteúdo calórico e o tipo de adoçante presente no alimento. Lembre-se de verfiicar se o produto realmente não contém açúcar e prefira produtos Diets adoçados com Sucralose

 É importante que você saiba a diferença entre diet e light. Diet é o produto do qual foi suprimido algum ingrediente, como o açúcar – e, nesse caso, é o que deve ser consumido pelos diabéticos. Já os produtos light são aqueles que sofreram uma redução calórica, ou seja, o produto light não pe necessariamente isento de açúcar.



Qual adoçante utilizar?


Se você tem hipertensão, não use adoçante à base de ciclamato de sódio. Prefira Sucralose ou Splenda




Alimente-se bem e viva com saúde!

 Consulte sempre o seu nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário