segunda-feira, 13 de agosto de 2012


TEXTO DE LEILA RODRIGUES SOBRE O ESPAÇO GOURMET                  LUCRECIA DONATO- Uma maravilhosa e encantadora matéria sobre o que eu mais prezo "A arte de bem-receber", nas escritas delicadas e palavras doces de Leila Rodrigues. Uma escritora  de alma e de coração, com sua sensibilidade sempre a flor da pele, transpondo os nossos corações. Obrigada Leila !!!


ELES CONTINUAM QUERENDO APRENDER

As luzes acesas, as portas e janelas abertas davam um clima de festa. A casa decorada, arrumada e preparada para receber os alunos, fazia com que o cansaço de um dia de trabalho fosse completamente renovado para as horas seguintes. Existe algo mais acolhedor do que chegar a um lugar que foi preparado para você?
O humor e a satisfação das pessoas que nos receberam pareciam nos dizer, venham! É simples! Estamos felizes por você estar aqui! E foi assim, neste clima de aconchego, que aquelas pessoas que até então eram apenas conhecidos, formaram mais uma turma do curso de gastronomia.
O que leva uma pessoa a, depois de um dia intenso de trabalho, deixar o conforto e o aconchego dos seus sofás, para se disporem a um treinamento? Essas pessoas já estudaram já se formaram e já cozinham. Por que então ainda procuram novos cursos? Por que ainda querem mais?
No primeiro dia éramos todos apenas conhecidos. No segundo, todos traziam alguma história para contar. Parecíamos crianças do segundo ano do grupo querendo mostrar seus trabalhinhos. Ingênuos, alegres, completamente esquecidos do dia cheio de trabalho, dos problemas do dia-a-dia, do mundo lá fora.
À medida que o curso acontecia, as pessoas se apresentavam. Um por um, cada um do seu jeito e no seu momento. Um tímido, outro falador, outro observador, sempre um mais engraçado e o bom humor como pano de fundo do aprendizado.
Os pratos, um capítulo à parte. Entre tantas receitas deliciosas e a qualidade presente em todos os aspectos, aprendemos que o verdadeiro sabor vem dos ingredientes mais simples. Cuidado, atenção, disposição, uma pitada de amor e pronto! Lá estava mais um prato delicioso e sempre lindo. Para se comer com os olhos e saborear com a alma.
Ao final do curso, promessas de nos reencontrarmos novamente, amizades que ali fizemos, parcerias, pessoas a mais na roda de cada um; traduzindo para os dias de hoje, mais pessoas na rede de relacionamentos de cada um.
Agora sim consigo responder o que faz um grupo de pessoas deixarem os seus sofás para um treinamento. O que faz as pessoas quererem mais e o que realmente querem?
Respondo por mim e por elas. Nós queremos vida, queremos motivos para sorrir, queremos reafirmar para nós mesmos que estamos no caminho certo. O caminho daqueles que não tem medo do novo, do desafio, do outro. O caminho daqueles que sabem que a vida é uma gostosa brincadeira e que aprender pode ser tão prazeroso quanto brincar.
Aos meus queridos Amnys Rachid e Lucrécia Donato, meu carinho e admiração. E aos colegas Rosa Soares, Eneide Carvalho Santos, Carlos Eduardo Santos, Simone Maldonado, Eliane Braga, Márcia Porto, Halim Porto, Luciana Medeiros, Soraia Gonçalves e Marcella Gonçalves, o imenso prazer de tê-los conhecido e de termos passado juntos, momentos tão agradáveis.

4 comentários:

  1. Foi tudo tão encantador, tão prazeroso, que por mais que eu tente é difícil traduzir o curso. É preciso participar, sentir para realmente entender o quanto é renovador parar nossos dia-a-dia para uma jornada dessa.

    Lucrécia e Amnysinho, vocês são especiais! Bjs

    Leila

    ResponderExcluir
  2. Leila querida, suas palavras não tem preço...Tocam a nossa alma. Bjosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Lindo o texto!!!
    Traduz realmente tudo o q se passa porta adentro do espaço gourmet!
    A Lucrécia é uma excelente anfitriã além de ser extremamente simpática!
    Está sendo um prazer trabalhar com vc!
    Bjos
    Isabele

    ResponderExcluir
  4. Querida Isabele, vc tbem é mto especial e está nos surpreendendo com a sua didática e carisma. Estamos encantados com vc!!!

    ResponderExcluir